[ Index Prohibitorum do Mundo da Internet ]

“O Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações proibidas pela Igreja Católica. Obras eram incluídas na lista caso contivessem teorias que a Igreja Católica Apostólica Romana não apoiava”. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohibitorum

Interessante que de uns tempo pra cá, seja aqui no Mundo Facebookeano, em outras redes sociais ou até mesmo nos grupos do zapzap vira e mexe pinta alguma lista que visa proibir algo aos demais.

Ora são jornais e revistas que não devem ser lidos pois não estão de acordo com o pensamento de quem elaborou a lista. Ora são bandas, cantores e afins que não devem ser ouvidos porque fizeram algo que não está classificado como correto na visão de quem elaborou a lista. Ora são trabalhos de algum artista que não devem ser vistos pois esse artista falou algo que não está de acordo com a visão de mundo daquele que elaborou a lista.

Chego a ficar um tanto quanto preocupado quando vejo a Internet se transformando num verdadeiro celeiro de Index Prohibitorum.

A meu ver essas listas são um tanto quanto autoritárias pois quem deve decidir o que ler, o que ouvir ou o que ver, deve ser o indivíduo e não alguém ou algum grupo que se acha no direito de decidir pelos outros.

Será mesmo que os autoritários não se enxergam como tais!?

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s