[ Não é Linear ]

Parece-me que há entre nós da espécie humana uma tendência forte a querer de qualquer forma acreditar que a realidade, a vida, é algo linear.

Talvez essa tendência se dê porque é bem mais confortável acreditar em explicações mais simplórias do tipo SE x ENTÃO y e eliminar todo um conjunto de causas acessórias.

Porém, se formos analisar a realidade mais de perto e de forma mais profunda, ao invés de linear a vida real é de fato bastante caótica, onde há uma quase infinidade de variáveis que se relacionam direta e indiretamente e que qualquer mudança em uma delas provocaria efeitos em todo o sistema.

Dessa tendência em abraçar a linearidade surge um “efeito colateral” que é formular teorias de viés conspiratório. A teoria da conspiração tende a pegar somente as variáveis que justificam um determinado conjunto de idéias nas quais acreditamos e desprezar tudo aquilo que refuta as nossas crenças.

Encarar a realidade como algo caótico e não linear é bem menos confortável, é algo que pode até mesmo ser desagradável pois pode jogar por terra nossas crenças mais caras e amadas.

Enfim, cabe a cada um escolher com qual lente deseja enxergar a realidade. Porém, a escolha da lente não irá alterar a realidade de fato. Podemos até formular nossas teorias para explicar a realidade porém querer que a realidade se adeque às nossas teorias é forçar a barra.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s