[ Uma Sugestão para Sobral ]

Faz alguns meses que venho me deslocando pela cidade em uma bicicleta. Confesso que foi uma das melhores compras que fiz nos últimos tempos.

Meus trajetos não são lá muito grandes. Coisa de uns 5 km por viagem. Geralmente é: academia -> casa, casa -> Campus da CIDAO -> casa e aqui e acolá, casa -> Becco do Cotovelo – > casa.

Ao longo desses dias me deslocando pelas ruas da cidade na condição de ciclista pude perceber empiricamente algo que somente especulativamente já tinha em mente: Sobral ainda não é uma cidade adequada para quem se desloca por ela de bicicleta.

Essa minha constatação está baseada nos seguintes pontos:

  1. Não há faixa exclusiva para ciclistas em praticamente 90% da cidade. A única ciclofaixa que conheço fica nos bairros Sinhá Sabóia, COHAB I e II (confesso que mesmo depois de 20 anos morando em Sobral não sei distinguir esses três bairros. Não sei onde começa um e termina o outro. Pra mim é tudo uma coisa só).
  2. As poucas ciclovias que a cidade possui estão em péssimo estado de conservação. São tantos buracos que desencoraja qualquer um de andar por elas. Há alguns trechos bons, mas são poucos.
  3. Boa parte dos motoristas e motociclistas não respeitam o ciclista. Claro que há ciclistas imprudentes, que não respeitam o sinal vermelho e nem muito menos o fluxo dos veículos.

Pois muito bem…

Diante do exposto, venho através deste fazer algumas propostas para tornar Sobral uma cidade mais adequada aos ciclistas.

  1. Criar ciclofaixas, inicialmente nas principais artérias de tráfego da cidade. A meu ver são as seguintes vias: Av. Dom José, Av. do Contorno e Av. Pericentral. Nas avenidas Dom José e do Contorno, creio que seria necessário impedir o estacionamento de carros ao longo das vias para que a ciclofaixa pudesse ser feita. Claro que isso iria provocar uma briga com os donos de veículos que deixam seus carros estacionados na rua. Mas… Não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos. Sem falar que isso também iria de alguma forma fazer o tráfego fluir mais nessas vias. Mas teria que proibir de fato, multando mesmo quem desrespeitasse a regra.
  2. Fazer a manutenção das ciclovias que existem e que estão muito esburacadas.
  3. Campanhas de conscientização junto aos motoristas, motociclistas e ciclistas também. Educar mesmo a moçada!!!
  4. Criação de bicicletários em vários pontos da cidade.
  5. Permitir a entrada de bicicletas no VLT. Poderia ser apenas no segundo vagão. Creio que isso aumentaria o fluxo de passageiros no VLT.

Bom, essas são apenas algumas sugestões que podem e devem ser aprimoradas. Não sei se esse meu texto chegará até o gestor municipal ou alguém lá da Prefeitura. De toda forma, eis a minha contribuição para fazer Sobral um lugarzim melhor de se viver!!!!

😉

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s