[ Controlar é Fascinante ]

É impressionante o fascínio que o ato de controlar exerce em nós, é algo ambidestro.

Ao exercermos controle sobre algo ou alguém e até seus plurais, acabamos por ter uma sensação de conforto, de tranquilidade. Afinal de contas, quando as coisas e pessoas estão sob nosso controle a previsibilidade aumenta e assim nos livramos do medo de que algo não previsto venha a acontecer.

E parece-me que esse fascínio por controlar é algo que está no íntimo de cada um de nós. Claro que em muitos esse desejo não vem à tona, fica mesmo adormecido. Porém bastam as condições ideais se fazerem presentes para que o gênio controlador se revele.

Observemos o mundo à nossa volta. A todo momento aparece alguém querendo nos controlar. Controlar o que vemos na TV, o que lemos, para onde vamos, o que comemos, com quem conversamos. Enfim, há sempre um controlador rondando à nossa volta.

Curioso que muitos desses controladores se valem dos mais puros motivos, as melhores das boas intenções. Geralmente dizem: “É para o seu bem e o bem de todos!!”

O controlador também se considera um ser especial, uma espécie de protetor dos demais e vê estes como crianças que precisam ser tuteladas pois nada sabem sobre o mundo à sua volta.

É preciso termos muito cuidado com os controladores pois da mesma forma que é fascinante controlar, ser controlado e não ter responsabilidade por seus atos também o é. Muitos de nós se sentiriam muito confortáveis sob um regime controlador desde que não mais precisassem ter preocupações para com suas vidas uma vez que o ente controlador já teria.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s