[ Autocrítica: algo muito difícil de fazer! ]

É muito difícil fazer uma autocrítica! É até mesmo doloroso! Diria que fazer uma autocrítica bem sincera é quase impossível!

Geralmente nos vemos de maneira muito positiva. A ideia que muitos fazem de si é geralmente colorida demais. E confrontar isso com outra realidade pode ser deveras doloroso. É quase como desconstruir uma imagem que alguém passou tanto tempo construindo e que acabou se afeiçoando a ela.

E a autocrítica não é difícil de ser feita apenas por indivíduos isolados. Até mesmo para grupos e organizações que por sua vez são agrupamentos de indivíduos, realizar a autocrítica é igualmente difícil!!!

Ora se não vejamos… Se para uma pessoa somente já é complicado isso imagine para muitos, para dezenas, centenas, milhares e até milhões de pessoas!

Definitivamente, retirar as lentes coloridas com as quais costumamos nos enxergar não é tarefa fácil!!!

O curioso é que a autocrítica é necessária! Sem autocrítica podemos acabar vivendo em um mundo de cor e fantasia tal e qual a Disneylândia! E isso vale não somente para indivíduos isoladamente mas também para grupos, sejam empresas, sejam governos!

A autocrítica pode ser como disse aquele nazareno cabeludo há cerca de dois mil anos, “matar o homem velho para o homem novo nascer” (é mais ou menos assim. Não sou um expert nas falas do cabeludo!!!).

Tenhamos coragem de nos criticarmos!!! 😉

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s