[ O ano de nascimento do Brasil ]

É comum ler aqui no Facebook e fora dele ouvir muitos dizerem que o Brasil, o nosso país, começou em 1500 quando Cabral foi encontrado pelos índios, perdido, achando que estava – segundo as fontes oficiais – indo para as Índias!!!

Porém, de uns tempos pra cá passei a rever, pelo menos para mim mesmo, sem nenhuma pretensão de querer mudar a opinião de ninguém ou mesmo os entendimentos históricos, que o nascimento da nossa nação se deu mesmo a partir de 1822, ano em que foi proclamada a nossa independência!!!

E por que passei a pensar assim???

Simples, até 1822 o Brasil não existia enquanto país. Era mais uma das colônias portuguesas. Mas a partir de 1822 a nação brasileira deixava de ser uma colônia portuguesa.

Tá certo que nascíamos como país meio que de forma um tanto torta (ou seria à fórceps??!!), já que ao contrário de muitos outros países que quando se declararam independentes já se tornaram repúblicas, ou seja, nós aqui ainda ficamos sendo reinado até 1889.

Assim, esse meu pensamento reforça a ideia de que somos mesmo uma nação jovem, que ainda temos muita história ainda para ser construída. E isso também serviu para me dar um certo consolo quando vejo muitos altamente indignados com as coisas ruins que acontecem por aqui e que muito nos envergonham. Calma pessoal, ainda somos uma nação jovem!!!! Não temos sequer 200 anos de história!!

Também já me conformei que até partir desta existência (segundo o IBGE deverei fazer isso com pouco mais de 75 anos!!!) ainda irei me escandalizar muito com as coisas que acontecem com toda e qualquer jovem nação em processo de crescimento e amadurecimento!!!

😉

Anúncios

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s