[ Um povo realmente civilizado ]

Em minha humilde opinião de mero observador do cotidiano penso que uma população poderá se considerar verdadeiramente civilizada quando:
– Respeita e cumpre as leis sem que para isso o Estado precise manter um aparato fiscalizador e repressor tão onipresente quanto um Grande Irmão.

– As pessoas reconhecem o que é contra a lei e não o fazem não por temerem uma punição mas simplesmente por ter amadurecimento moral suficiente para entender que não se deve proceder assim.

– Esta população respeita o bem público entendendo perfeitamente que enquanto bem público este não pertence somente a um ou outro ente e sim a uma coletividade. Desta forma, esta população cuida para que este bem público sirva ao maior número de pessoas. E as pessoas agem assim não por temerem punições estatais mas sim pelo imperativo de que é assim que se deve agir.

– As pessoas que exercem cargos de ordem pública compreendem que seu papel é servir à sociedade e não o contrário. Desta forma exercem suas atividades com zelo e com a dedicação que o público a quem serve merece ter.

– E se mesmo assim uma pessoa comete um crime e tem sua liberdade cerceada ela deverá cumprir pena em uma instituição que o fará entender mais ainda que seu ato foi ilegal e que não é assim que se deve agir numa sociedade verdadeiramente civilizada. Ao final do período de liberdade cerceada,o infrator não mais tenderá a cometer ato semelhante.

– Por fim, essa sociedade não tem pena de morte!

😉

P.S.: No mundo atual não sei se já há uma sociedade assim. Mas sonho com isso! Ah… Essa lista não é definitiva. Caso tenha alguma sugestão de como deve ser uma sociedade verdadeiramente civilizada, expresse sua visão através de um comentário.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s