[ A Geladeira Literária ]

Em nossa pedalada deste domingo, 28 de janeiro, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto de um ex-aluno meu, que hoje é colega professor, o João Paulo, este que está com o livro do Dan Brown na mão.

O projeto é de uma simplicidade imensa. Mas nem por isso deixa de ser algo bacana, grandioso. Consiste em uma geladeira velha, exposta em um local com bastante fluxo de pessoas e dentro da geladeira há livros. Livros que podem ser levados.

A ideia do João Paulo surgiu na Feira de Arte e Cultura da Escola onde ele trabalha. E a geladeira acabou indo para fora da escola. Assim como todo artista tem de ir aonde o povo está, os livros devem ir aonde os leitores estão.

O João não imaginava que sua ideia fosse repercutir tanto. Positivamente, diga-se de passagem. Ele nos contou que vem recebendo várias doações de livros e em breve, pelo menos mais duas geladeiras estarão à disposição dos leitores da cidade de Forquilha.

Entre muitas histórias bacanas que o Prof. João nos contou teve uma que notei algo especial nela. Tanto que ao contá-la percebi seus olhos se encherem de lágrimas e a voz deu aquela embargada.

Um dos livros que ele recebeu para colocar na geladeira veio de uma aluna sua. Ao recebê-lo, o João pediu para a estudante ir até a geladeira deixar o livro lá. Porém, a menina um tanto tímida disse que não iria pois estava encabulada. E foi então que ela contou como conseguiu aquele livro. Ela disse que estava com muita vontade de doar um livro para o projeto do seu professor, porém não tinha nenhum livro. Mas a sua irmã tinha. E foi aí que a tímida aluno do Prof. João Paulo teve uma ideia: oferecer a irmã uma roupa em troca do livro. E assim foi feito.

Notei logo que o meu ex-aluno estava emocionado com essa história. Ele disse ainda que para incentivar o gosto pela leitura de sua tímida aluna ele também lhe deu de presente um livro.

São iniciativas como essas do meu ex-aluno e agora colega professor, bem como da aluna dele que fazem a minha fé e esperança num futuro melhor nessa pátria mãe nem sempre gentil, se renovarem.

Quem quiser ajudar o Prof. João Paulo, seja com livro, seja com uma geladeira velha, seja patrocinando a reforma de mais uma geladeira, basta entrar em contato com ele aqui mesmo pelo Facebook!!!!

Torço para que esta seja a primeira de muitas e muitas geladeiras literárias que ainda verei em Forquilha!!!

Parabéns, meu caro Prof. João Paulo!!!!

 

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s