[ Medo & Esperança ]

O medo é um excelente mecanismo para dominação. Basta que estudemos um pouco da História para vermos inúmeros episódios nos quais o medo serviu eficientemente como instrumento de dominação de povos.

Mas a estratégia de dominação não fica somente no medo. Podemos dizer que o medo é o primeiro estágio da estratégia. Uma vez acossado pelo medo, o dominado apegar-se-á a qualquer um que lhe dê esperanças de um futuro melhor, já que o presente não é nada bom.

Medo e esperança, ou melhor dizer, promessas de dias melhores que o presente, ainda são muito utilizados hoje em dia. Observemos certas mensagens que nos chegam através de inúmeros anúncios, sejam eles de cunho puramente comercial, sejam eles de cunho religioso, sejam eles de cunho político. Em muitos é possível notar em primeiro lugar o componente do medo e logo em seguida a esperança.

Um fator complicador nos dias de hoje é que essas mensagens que primeiramente colocam um estado de medo nas pessoas e as outras que tentam lhe garantir esperanças de dias melhores, nos chegam altamente disfarçadas, bastante sutis, quase imperceptíveis!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s