[ Eleições… Eleições… ]

Eleger alguém não é lá tão complicado assim. Se o candidato conta com:

1. Um forte padrinho que cole a sua imagem à do ungido fazendo com que a maioria do eleitorado passe a crer que o escolhido será uma espécie de “reencarnação” política do padrinho logo logo o eleitorado mediano passa a ter a idéia de que o eleito é a mesma coisa que o padrinho.

2. Uma boa equipe de marketing que produza excelentes peças publicitárias que sejam capazes de fazer com que alguém por mais desconhecido que seja do grande público se tornar uma verdadeira celebridade política. E como boa parte do eleitorado não se dará ao trabalho de checar as informações e grandes feitos que são atribuídos ao candidato fica mais fácil ainda criar uma imagem positiva. A Civilização do Espetáculo adora um espetáculo midiático!!

3. Um grande número de militantes que atuem tanto no mundo real como no virtual que tenham como missão tanto reforçar a imagem (ou seria produto?!) criada pela equipe de marketing bem como desconstruir todo e qualquer adversário que represente alguma ameaça ao projeto de eleger o ungido. E aí vale tudo! Esse pessoal é responsável por fazer boa parte do jogo sujo e baixo afinal de contas os grandes, os caciques não devem se envolver com esse tipo de ação já que precisam passar uma boa imagem (imagem é tudo!). Sem falar que nunca se sabe quando é que vai se aliar com aquele que hoje é inimigo mortal.

4. Um bom grupo de empresas financiadoras da campanha. Esse ponto é fundamental pois alguém precisa pagar a equipe de marketing, bem como muitas outras despesas de campanha e até alguma militância profissional. Os entes financiadores na verdade não fazem doações mas sim investimentos já que uma vez que o ungido seja eleito ele irá “retribuir” as doações na forma de generosos contratos. E assim temos a releitura de um ditado popular bastante conhecido: “Dize-me quem te financia que te direi quem és”.

Junte esses quatro elementos e dificilmente se perde uma eleição nessa pátria mãe gentil!

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s