[ Meu Olhar que Flanou por Minas – 31.12.2018 ]

Neste dia resolvemos dar um pulinho em Sabará, cidade que fica a pouco mais de 15 quilômetros de Belo Horizonte.

Em Sabará tivemos o imenso prazer de conhecer duas pessoas maravilhosas que nos proporcionaram verdadeiras aulas de História.

Primeiro foi o Sr. Antônio. O Antônio nos viu meio perdidos em frente a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e nos chamou para entrar. Inicialmente achamos que a igreja estava fechada para visitações. E realmente estava mas o Antônio, digamos assim, foi com a nossa cara e nos chamou para entrar.

Iniciava-se ali uma aula sobre a história daquela igreja e também de Sabará. Sr. Antônio é um homem simples mas com uma didática maravilhosa.

A segunda pessoa linda que conhecemos foi a Maristela. A Maristela trabalha na Igreja de N. S. do Ó, que é parada obrigatória de quem vai a Sabará.

A Maristela, assim como o Sr. Antônio, lá da Igreja de N. S. do Carmo, nos deu uma maravilhosa aula de história.


Uma das coisas mais bacanas que ela nos contou, e nos mostrou, foi que a Igreja de N. S. do Ó deve ser a única igreja onde vemos nas pinturas sacras de suas paredes cenas da infância de Jesus Cristo e nenhuma cena de sua Paixão e morte.


Uma frase que a Maristela nos disse ficou bem gravada em minha mente: “Essa Igreja é uma Igreja alegre como uma criança”.

Vamos a uma curiosidade. Na verdade, a Igreja de N. S. do Ó é a Igreja de N. S. da Expectação, é a N. S. que está grávida de Cristo. E como ela virou N. S. do Ó?! Quando os fieis iam executar o serviços sacros eles entoavam uns cânticos que iniciavam com “Ó Senhora… Ó Maria…” ou seja, todas as frases começavam com “Ó” e assim os populares passaram a chamar de N. S. do Ó.

Outra curiosidade interessante sobre a Igreja de N. S. do Ó é que suas pinturas internas foram feitas por um artista de Macau, colônia portuguesa localizada na Ásia. Olhando atentamente para as fisionomias das pinturas é possível perceber os olhinhos dos personagens bíblicos um tanto puxadinhos, assim como dos habitantes de Macau.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s