[ Meu Olhar que Flanou por Minas – 06.01.2019 ]

Dia de Reis!!

Estava doido para ver alguma manifestação de reisados em Ouro Preto. Porém, devido a um pouco de ignorância minha, nas buscas que fazia no Google pouco encontrava. Cheguei até perguntar a um funcionário do Centro de Informações Turísticas, mas não tive lá muito sucesso. O motivo das buscas infrutíferas chega a ser pitoresco: em Ouro Preto não chamamos reisados mas sim reinados. Enfim, quando finalmente descobri onde ver essa manifestação de cultura popular (na Igreja de Santa Efigênia) não tinha como ir pois era no mesmo horário que havia programado outro passeio.

Assim sendo, nosso dia começou na estação de trem de Ouro Preto para pegar o trem da Vale para uma pequena viagem até Mariana. É uma viagem bem curtinha mesmo. Dura somente uma hora. E poderia ser menos tempo ainda pois a distância é de apenas 18 quilômetros. E dura uma hora?! Sim!!! É que o trem vai a módicos 20 km/h… Ao longo da viagem um funcionário vai explicando algumas curiosidades interessantes do caminho. Ah… Há quatro túneis no caminho.

Chegando em Mariana tivemos pouco mais de duas horas para bater perna pela cidade uma vez que o trem de volta saia as treze horas.

Já havíamos estado em Mariana em 2005 e portanto o pouco tempo de que dispúnhamos lá não foi assim tão aflitivo.

Quando regressamos para Ouro Preto resolvemos explorar uma parte da cidade que não havíamos conhecido em 2005. E lá fomos nós em direção da Igreja Matriz de N. S. da Conceição. Sobe e desce ladeira… E passamos pela Igreja de N. S. das Mercês e Perdões, bem como pela Igreja de S. Francisco de Assis. Finalizamos este dia dando um tempo na feirinha de artesanato.


Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s