[ Acidentes e as Teorias da Conspiração ]

É tradição!!! É tradição!! Toda vez que acontece algum acidente que comove muita gente, na mesma velocidade que surgem as mensagens de pesar pintam também as Teorias da Conspiração elaboradas para solucionar o caso antes mesmo de qualquer investigação ser iniciada.

As Teorias da Conspiração facilmente ganham adeptos porque elas apresentam respostas para todas as dúvidas. Todas mesmo! Apesar de ninguém explicar como se chegou a essas conclusões.

O pior das teorias conspiratórias é que elas, ou melhor, seus criadores simplesmente ignoram inúmeros fatos ou deixam de explicar outros tantos para que a sua teoria possa fazer sentido. É aquele lance de ajustar a realidade à teoria quando o método científico prega justamente o contrário: ajustar a teoria aos fatos. Sim, investigação de acidentes requer método científico sim!

E com o advento das redes sociais e nossas bolhas de consenso as Teorias da Conspiração ficaram mais potentes ainda. Quem não possui alguma boa dose de ceticismo e também de pensamento racional vira presa fácil para as teorias conspiratórias.

Canja de galinha e prudência não faz mal a ninguém. Portanto, antes de sair por aí acreditando, e pior, espalhando teorias da conspiração que apresentam as mais estapafúrdias explicações para algo que ainda sequer começou a ser investigado é saudável controlar os dedinhos e a língua.

P.S.: a criação deste texto foi motivada pela notícia do tráfico acidente que hoje, 11 de fevereiro de 2019, tirou a vida do jornalista Ricardo Boeachat.

Escreva o que pensa a respeito...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s